Nossos Exames

Confira nossos exames OFTALMOLÓGICOS

O exame de Tomografia de Coerência Óptica, conhecido pela sigla OCT, é um exame que permite avaliar diversas estruturas oculares. Ao contrário da tomografia de outros órgãos do corpo, a OCT não usa radiação, mas sim feixes de luz para obter suas imagens. Desta forma, pode ser realizado quantas vezes forem necessárias.

A Microscopia Especular de Córnea é um exame oftalmológico indolor cujo objetivo é analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis.

Como funciona esse exame?

A Microscopia é um exame rápido e não invasivo, ou seja, não há contato direto com o olho do paciente, feito com o auxílio de um microscópio digital, que registra e amplia a imagem da parte interna da córnea, para a análise de um médico oftalmologista. Não é necessário preparo prévio do paciente, como a aplicação de colírios (com exceção em casos de edema de córnea), e também não é necessário suspender nenhum tipo de medicamento em uso.

Tonometria é o processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Exame realizado para medir a distância entre as estruturas oculares. É usado principalmente no pré-operatório da cirurgia de catarata para determinar o grau da lente intraocular a ser utilizada.

A Topografia Computadorizada da Córnea analisa a curvatura da córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone.

Também chamada de ceratoscopia computadorizada, esse exame oftalmológico é indicado também em pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgia de catarata, transplante de córnea e na adaptação de lentes de contato.

Um computador recolhe as medições de posição e altura de vários milhares de pontos em toda a superfície da córnea e efetua a análise necessária. A topografia da córnea pode ser representada em forma de gráficos coloridos.

A paquimetria ultrassônica, como o próprio nome já sugere, é realizada com o uso de ultrassom para medir a espessura da córnea. Assim, o equipamento emite um pulso ultrassônico que é propagado através da córnea.

É um exame que de forma aproximada quantifica o erro refracional (miopia; hipermetropia; astigmatismo) do paciente.

O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos. Identifica doenças oculares e as que causam danos oculares.

A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares. Para isso, ele analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso.

O exame de Motilidade Ocular avalia os movimentos oculares. Com ele é possível mensurar e qualificar estrabismos nas suas diversas formas de manifestação, alterações musculares (hiper ou hipofunções musculares), classificar nistagmos e outras alterações da fixação.

Confira nossos exames na otorrinolaringologia

videolaringoscopia é um exame clínico feito pelo otorrinolaringologista. Graças a ela, é possível visualizar a parte interna da cavidade oral e das cordas vocais, em busca de lesões ou de outros achados suspeitos.

É um procedimento médico realizado para diagnosticar e localizar doenças da laringe, faringe e da mucosa nasal. O exame é semelhante a Nasofaringoscopia e Nasofibroscopia, mas nesse caso voltado e estendido ao exames da fibras da laringe e cavidades nasais.

Este exame serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, podendo identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos.

O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou.

Consiste na realização de exames para avaliar o desempenho da prótese auditiva própria do usuário.

Como é feito?

O paciente será submetido a procedimentos que avaliarão o desempenho auditivo (nível mínimo de respostas, reconhecimento de sons verbais, etc.) sem e com o uso dos aparelhos auditivos.

Clínica Pronto Olhos e Otorrino

Agende seu exame conosco!

Olá! Posso ajudar?